Sobre o WEEAC

Parece absurdo dizer que “todas as pessoas têm o mesmo direito à vida”? Que “todas as crianças têm direito ao respeito e à proteção dos seres humanos”? E se agora eu disser que “todos os animais têm o mesmo direito à vida”? E que “todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem”? Se isso lhe parece esquisito, pare e pense: Porquê?


Animais não sentem dor? Será? Será que eles também não sofrem? Elefantes lamentam a morte de seus companheiros, galinhas ficam aflitas quando sentem que seus filhotes estão com medo, vacas elegem outras como suas melhores amigas. A ciência mostra, através de inúmeros estudos, que animais sentem alegria, ansiedade, pena, saudade, inveja e dor.

Por isso, já em 1978 diversos países assinaram a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, em uma reunião da UNESCO. Mais de 30 anos depois, vemos inúmeros casos nos quais estes direitos são violados, de crueldades feitas com animais. No dia 8 de outubro deste ano, o mundo todo vai se unir em uma só voz para pedir que essas crueldades tenham fim. Esse evento mundial acontecerá também em Campinas. Se, como nós, você acha que todo esse sofrimento causado por seres humanos aos animais tem que acabar, participe com a gente neste dia.

O World Event to End Animal Cruelty foi idealizado com o objetivo de chamar a atenção das pessoas de todo o mundo para todos os tipos de crueldades que são cometidas com animais e para tentar dar um fim a todas elas. Até o momento, aceitaram participar: 26 países somando 68 capitais mundiais, e 25 cidades brasileiras.


As ONGs de Campinas foram convidadas a participar por conta de toda a visibilidade que teve o caso do abate das Capivaras do Lago do Café e de toda a luta que travamos para tentar impedi-lo. As ONGs de Campinas que estão organizando e apoiando, atuam na proteção e defesa de animais, principalmente os domésticos. 


O evento em Campinas será realizado na Concha Acústica do Taquaral, e contará com apresentações musicais e também com um telão que nos conectará ao resto do Brasil e do mundo. Nosso intuito é fazer um evento pacífico, alegre, que leve as pessoas à se aproximarem da proteção animal.