Poços de Caldas/MG
Estudantes aprendem sobre guarda responsável de animais
21 de março de 2010
Estudantes de 4 a 11 anos, das redes pública e particular de Ensino, em Poços de Caldas, MG, estão aprendendo que ter um animal de estimação não é brincadeira. O projeto sobre a guarda responsável de animais é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Poços de Caldas
Quarenta e uma escolas das áreas urbana e rural participam do projeto, que leva orientação por meio de palestras e da presença dos mascotes, um cão e uma gatinha, que serão batizados pelas crianças, por meio de um concurso. “Tudo isso visa estimular as crianças para o debate sobre o assunto. O abandono de animais hoje é um problema cultural. Cerca de 70% dos animais do canil provêm de doações dos próprios donos, que são recolhidos pela Guarda Verde”, informa o coordenador da Vigilância Ambiental, Rogério Blasi.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Poços de Caldas
O projeto visa ainda o controle e prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas ao homem por animais. “Passamos ainda a ideia de que cuidar de um animal é uma grande responsabilidade, é necessária uma alimentação balanceada, vacinação e cuidados veterinários, carinho, levar para passear e muitos outros. Todas estas questões são levantadas durante a palestra e as crianças levam para casa um folder para que os pais também sejam conscientizados”, diz Blasi.
As palestras tiveram início na última segunda-feira, 15, no Caic e continuam até 16 de abril. Além da orientação, distribuição de folders, outra peça da campanha é a luvinha cata-caca, para que o próprio tutor do animal recolha as sujeiras que o seu bichinho fizer pelas ruas da cidade. “No início, nossa intenção é colocar displays com as luvas à disposição da população em pontos mais frequentados por tutores e cães, que são as avenidas João Pinheiro, Santo Antônio e Davi Ottoni. Vamos iniciar um programa de conscientização da população”, explica o coordenador, destacando que a luva é apenas um incentivo e que a coleta pode ser feita com uma sacolinha de supermercado, por exemplo.
O projeto Guarda Responsável de Animais tem o apoio da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação e da Guarda Verde.
ANDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário