terça-feira, 18 de outubro de 2011

A necessidade de uma identidade global e a iniciativa da WEEAC


A defesa dos animais é um dos temas que tem promovido grande mobilização da sociedade nos últimos tempos. Mas, mesmo ganhando espaço na mídia e no cotidiano das pessoas, a realidade do abandono e maus-tratos a animais domésticos e silvestres ainda é assustadora. Em Campinas, a Delegacia de Proteção Animal trouxe a tona inúmeros casos de maus-tratos atingindo uma média de 20 denúncias diárias. E em todos esses casos temos uma causa comum: a sociedade em geral ainda vê os animais apenas como diversão, alimentação, matéria-prima ou mesmo cobaias. E essa realidade está longe de ser algo exclusivo de nossa região. 
Como acontece com os golfinhos no Japão, nossos botos da Amazônia são abatidos impiedosamente para uso humano. Como na África, nossos grandes felinos são caçados em safaris, tendo a ilegalidade como agravante. Assim como na Espanha, nossos touros e vacas são torturados em espetáculos de entretenimento. Como na Europa, animais são criados em São Paulo somente para a remoção brutal de suas peles. E seguindo práticas mundiais, nossas universidades e empresas ainda utilizam animais para experimentos que mais parecem filmes de terror. E todos esses exemplos são apenas a ponta de icebergs de crueldade arraigados pelo planeta.
Se a defesa aos animais tem ganhado tanto espaço em nossa sociedade, o que falta para conseguirmos acabar com toda essa crueldade que ainda impera? Acreditamos que a resposta seja simples: organização e união. No mundo todo, ONGs travam batalhas diárias contra diferentes tipos de crueldade com animais, mas o alcance desses grupos é localizado. Apesar de termos algumas ONGs internacionais que se esforçam para criar uma unidade nos movimentos de defesa animal, esta é quase uma missão impossível. Cada região tem seus problemas e cada grupo tem um modo particular de agir. Estaríamos então fadados ao fracasso? Não, e é isso que o WEEAC veio nos mostrar.  
O World Event to End Animal Cruelty (WEEAC) nos trouxe a possibilidade de uma identidade global, sem impor mudanças ao cotidiano do trabalho de cada ONG. A proposta do WEEAC é unir o mundo por um dia, em uma só voz, para pedir o fim da crueldade com animais. A simplicidade da proposta é, sem dúvida, o motivo de seu sucesso. Neste primeiro ano de participação do Brasil, 24 cidades brasileiras se uniram à mais de 50 cidades no mundo, em um total de 26 países, para cumprir este simples objetivo de dizer em uma só voz: “queremos o fim da crueldade com animais!”. 
A repercussão deste dia de união internacional de protetores e defensores de animais foi super positiva. Atraímos o olhar da mídia e de muitas pessoas que ainda consideravam nosso trabalho limitado. E a tendência é aumentar nosso alcance ano a ano, até que nossas vozes, unidas, cheguem a cada pessoa de cada pedacinho de nosso grande planeta. Saiba mais sobre o WEEAC e una-se a nós em 2012!
Publicado no Notícia Animal
Por: Equipe WEEAC Campinas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário